quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Os Anjos da Guarda / do livro: A luta contra o poder das trevas

" Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti e te guarde
   pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei. " ( Ex 23.20 - 23 )

                   Deus , no seu amor infinito pelos homens, entregou cada um de nós à guarda e cuidado de um anjo,que nos acompanha desde o nascimento até a morte: O Anjo da Guarda
                   Essa doutrina foi sempre ensinada pela Igreja ( catecismo Romano: parte IV, cap. IX, n4)
e se baseia em testemunhos da Sagrada Escritura e da tradição - santos Padres, Magisterio Eclesiastico, liturgia.


                         As Escrituras e os Santos Padres

             O Antigo Testamento faz continuas refeências a esses anjos que nos servem de protetores.
Mais do que nos ensinar explicitamente tal verdade, parece dá-la por suposta em suas narrações.
             Jacó ao abençoar seus netos, filhos de José, diz: " Que o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes meninos " ( Gen. 48, 16 ).
             Nas palavras seguintes de Deus a Moises encontramos os multiplos oficios que incumbem ao Anjo da Guarda, de proteção e de conselho. " Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti,
e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei. Respeita-o, e ouve a sua voz , e vê 
que não o desprezes, porque ele não te perdoará se pecares, e o meu nome esta nele. Se ouvirdes a sua voz , e fizerdes tudo o que te digo, eu serei inimigo dos teus inimigo, e afligirei os que te afligem. E o meu anjo caminhará adiante de ti ". ( Ex 23, 20 -23 )
             Por meio do profeta Baruc, Deus comunica a Israel: " Porque o meu anjo esta convosco, e eu mesmo terei cuidado das vossas almas ". ( Bar 6,6 )
             O Salmo 90 exprime, com muita poesia, a solicitude de Deus para conosco, por meio do Anjo da Guarda: " O mal não virá sobre ti , e o flagelo não se aproximará da tua tenda. Porque mandou
( Deus ) os seus anjos em teu favor , que te guardem em todos os teus caminhos . Eles te levarão nas
sus mãos , para que o teu pé não tropece em alguma pedra " ( Sl 90,10-12 )
             E outro Salmo proclama: " O anjo do Senhor assenta os seus acampamentos em volta dos que o temem , e os liberta " ( Sl 33,8 ).
             Lançado na cova dos leões, por intriga de invejosos. Daniel foi socorrido por um anjo: " O meu Deus enviou o seu anjo , e fechou as bocas dos leões e estes não me fizeram mal algum " 
( Dan 6,21 ).
              Fala-se, no Livro dos Reis, de um exercito de carros, que cercaram o profeta Eliseu ( 4 Reis
6,14-17 ). São Tomas de Aquino, vê ai uma imagem do poder dos Anjos Custódios e a proponderância dos anjos bons sobre os maus.
               São inumeras as passagens do Antigo Testamento que fazem alguma referencia a doutrina sobre os Anjos da Guarda. Em nenhuma delas, por~em, a solicitude dos anjos para com os homens
fica tão patente como no livro de Tobias . É por isso que ele é muito citado sempre que se trata da materia.
              Esse ensinamento se torna mais preciso no Novo Testamento, onde a existencia do Anjo da Guarda é confirmada pelo proprio Salvador. Aos seus discipulos, advertido-os contra os escandalos em relação as crianças, diz: " Védes que não desprezeis a um só destes pequeninos , pois eu vos declaro que os seus anjos veêm continuamente a face de meu Pai que está no céus " (Mt 18,10 ).
Essas palavras deixam claro que mesmo as crianças pequenas têm seus Anjos Custódios, como tambem que estes anjos mantem a visão beatifica de Deus ao descer à terra para atender e proteger a seus custódiados.
            Tambem São Paulo se refere ao papel protetor dos anjos em relação aos homens: " Não são eles todos espiritos a serviço de Deus , mandados para exercer o ministerio a favor dos que devem obter a salvação? " (Heb 1,14 ).

            Os Santos Padres ensinam desde cedo  essa doutrina.

             São Basilio (329 -379), entre os gregos, afirma: " que cada qual tenha um anjo para o dirigir, como pedagogo e pastor, é o ensinamento de Moisés ".
             E entre os latinos, São Jeronimo (342 - 420) assim comenta a passagem de São Mateus (18.10), acima citada, sobre os anjos das crianças: " Isto mostra a grande dignidade das almas, pois
cada uma tem, desde o nascimento, um anjo encarregado de sua guarda ".
             A crença na existencia e atuação dos Anjos da Guarda esta tão firmemente estabelecida na tradição da Igreja, que desde tempos imemoriais foi instituida uma festa em louvor deles (2 de Outubro)

                                 O ensinamento dos teólogos

               A partir dos dados da Sagrada Escritura e da Tradição, os teólogos foram explicitando ao longo dos séculos uma doutrina sólida e coerente sobre os Anjos da Guarda.
              O principe dos teólogos, São tomás de Aquino, na sua celebre Suma Teólogica , expoe largamente essa doutrina.
              O santo Doutor justifica a existencia dos Anjos da guarda pelo principio de que Deus governa as coisas inferiores e variaveis por meio das superiores e invariaveis . O homem não só é inferior ao anjo, mas ainda esta sujeito a instabilidades e variações por causa da fraqueza de seu conhecimento, das paixões, etc. Assim, ele é governado e amparadp pelos anjos, que como instrumentos da providencia especial de Deus para com os homens.

              A função principal do anjo da Guarda é iluminar-nos em relação a verdade, à boa doutrina;  
mas sua custodia tem tambem muitos outros efeitos, tais como reprimir os demonios e impedir que nos sejam causados outros danos espirituais e corporais.
             Cada homem tem um anjo especialmente encarregado de guarda-lo,distinto do das coletividades humanas de que façam parte. Estas tem anjos especiais para custodia-las; enquanto os anjos dos individuos pertencem ao ultimo coro angelico , o das coletividades ou instituições podem fazer parte dos coros e hierarquias superiores
              Como há varios titulos pelos quais um homem necessita ser especialmente protegido ( ou seja, considerado enquanto particular ou como ocupando um cargo ou função na igreja ou na sociedade) , um mesmo homem pode ter varios anjos para custodia-lo.
               A Virgem Santissima, Rainha dos Anjos, teve tambem não um , mas varios Anjos da Guarda. enquanto homem, Jesus teve Anjos da Guarda, não evidentemente para protege-lo, pois o inferior não guarda o superior, mas para servi-lo.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário