sábado, 2 de outubro de 2010

A Pratica do Amor a Jesus Cristo

Capitulo I

O Quanto Jesus Cristo pela sua Paixão merece ser amado

     Toda a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador. Jesus Cristo mesmo disse: " Quem me ama será amado por meu Pai".
( Jo,16.27)
      São francisco de Sales disse; "Alguns poem a perfeição na austeridade da vida, outros na oração,
estes na frequência dos Sacramentos, aqueles nas esmolas. Enganam-se.
A Perfeição consiste em amar a Deus de todo o coração. Como escreve São Paulo: " Mas sobretudo, revesti-vos da Caridade, que é o vinculo da Perfeição.
       A Caridade une e conserva todas as virtudes que fazem um homem perfeito. Santo Agostinho, exclamava: A Pessoa que ama a  Deus, aprende deste amor a evitar o que lhe desagrada e a fazer tudo que lhe agrada.
       
                                                         Amor Eterno

              Por acaso, não merece Deus todo nosso amor? Ele nos amou eternamente: " Amo-te com um amor eterno" ( Jr.31.3 ). Deus diz ao homem:
           -"Olhe, fui eu o primeiro a amar voce. Voce não estava ainda no mundo. O mundo nen existia ,  e eu já o amava. Eu amo voce desde que sou Deus. Amo voce, e desde que amei a mim mesmo, amei tambem voce! "
             Santa Inês, virgem, tinha razão quando lhe atresentavam jovens que pretendiam ser seus esposos. Ela dizia: 
            - " Outro amor me conquistou primeiro. Jovens deste mundo, desistam de pretender meu amor. O primeiro a me amar foi meu Deus. Amou-me desde a eternidade, por isso é justo dar-lhe todos os meus afetos, não amar outro senão ele!"
            Os homens deixam-se levar pelas recompensas. Deus quis cativa-los ao seus amor por meio dos seus dons. Disse, portanto:
           - Quero atrair os homens a me amar com aqueles laços com que se deixam prender, isto é, laços de amor ( Os. 11,4 ), que são sxatamente todos os dons feitos por Deus aos homens. Dotous de alma com potências perfeitas à sua imagem, memoria, entendimento, vontade. O corpo com seus sentidos. Depois criou o céu, a terra e tantas outras coisas, todas por amor do homem. Céus, estrelas, plantas, mares, rios, fontes, montanhas, metais, frutas e tantas especies de animais. Deus criou tudo para o homem e quer que este o ame em agradecimento por tantos dons. Santo Agostinho exclama:
- " O céu e a terra e todas as coisas me dizem que eu devo amar-vos. Senhor meu, todas as coisas que vejo na terra me falam e me exortam a vos amar. Todas me dizem que as fizestes por meu amor"
           O abade Rancé, fundador da Trapa, ficava olhando de sua ermida as colinas, as fontes, as aves, as flores, as plantas e o céu; sentia-se inflamado por Deus em cada uma destas criaturas feitas pelo seu amor.
           Santa Maria Madalena de Pazzi, inflamava-se no amor de Deus, quando tinha nas mãos uma bonita flor:
           -" Meu Senhor pensou em criar esta flor, desde toda a eternidade, por meu amor". Essa flor tornava-se em suas mãos como uma flecha de amor que a feria e unia sua pessoa mais intimamente a Deus.
           Olhando as árvores, as fontes, os regatos, lagos e campos, dizia Santa Tereza: "Todas estas belas criaturas me lembram a minha ingratidão por amar tão pouco o Criador. Criou-as para ser amado por mim".  Conta-se que um eremita, caminhando pelo campo, sentia que as plantas e as flores como que reprovavam sua ingratidão para com Deus. Tocando-as com a bengala, dizia-lhes:
        -" Calem-se, calem-se, voces me chamam de ingrato, dizem-me que Deus as criou por meu amor e eu não o amo, Já entendo. Calem-se, calem-se! Não me reprovem mais". (O devot solitario deste relato é São Simão Salo)
     

Um comentário:

  1. ACHEI SEU TRABALHO MUITO INTERESSANTE,QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHOS E TE PROTEJA SEMPRE... PARABENS!! SUA AMIGA BETE.

    ResponderExcluir